O WhatsApp, foi lançado em 3 de maio de 2009, e hoje é considerado uma das ferramentas mais usadas no mundo. O aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphone faz parte do cotidiano de milhões de pessoas, e oferece versão business para empresas e versão tradicional para pessoa física.
No entanto, como qualquer outra ferramenta, o WhatsApp está vulnerável a sofrer fraudes e golpes. Por conta disso, tomar alguns cuidados durante o seu uso é fundamental para evitar problemas.
Você sabe como se proteger contra golpes no WhatsApp? Confira, neste post, quais são os golpes mais famosos do app e quais são as estratégias para evitar a ação de criminosos.
WhatsApp em tempos de COVID19, saiba como o aplicativo foi usado para enganar pessoas.
Todo mundo sabe que os criminosos se aproveitam de situações críticas para tirar proveito das pessoas.
Em 2020, quando foi anunciado a descoberta de um novo vírus, as pessoas ficaram preocupadas demais para pensar em assuntos como violência, corrupção ou golpes. Por conta disso, muitos brasileiros acabaram sendo vítimas de golpes de Whatsapp, envolvendo informações sobre COVID-19, auxílio emergencial, entre outros.
Segundo a PSafe, startup brasileira que desenvolve aplicativos da categoria ferramentas para telefones celulares, mais de 5 milhões de brasileiros foram vítimas de clonagem no ano passado. Além de todos os usuários que clicaram em links maliciosos dentro do aplicativo, ou receberam e compartilharam fake news.
Por ser um dos 7 aplicativos mais baixados na App Store e Play Store, e por lidar com um grande volume de informações dos usuários, o WhatsApp sempre está fazendo alterações em sua política de privacidade para reforçar a segurança.
A questão é que, mesmo o WhatsApp mudando seus termos e disponibilizando novas atualizações, a verdade é que se proteger contra golpes e ações criminosas depende muito mais do comportamento dos usuários do que necessariamente do aplicativo.
GOLPES MAIS FAMOSOS DO WHATSAPP
Os criminosos podem usar o WhatsApp para realizar uma série de crimes. No entanto, abaixo citaremos apenas os mais famosos e como esses golpes geralmente funcionam:
WHATSAPP CLONADO
Aqui o criminoso se passa por uma empresa conhecida. Ele manda uma mensagem para você falando sobre um suposto erro de compra ou reclamação, e em seguida solicita que você envie o código de verificação do WhatsApp por SMS.
Após ter o código, o criminoso consegue clonar o seu aplicativo e ter acesso a sua lista de contatos e grupos no WhatsApp.
CONTAS FALSAS
Nesse golpe o criminoso rouba os seus dados e cria uma nova conta no WhatsApp. Em seguida, entra em contato com os seus amigos e familiares dizendo que “trocou de número” e que precisa de dinheiro emprestado.
APLICATIVO ESPIÃO
O criminoso envia um malware por meio de um link que parece confiável e, sem saber, você instala o app espião no seu telefone. Com o software, o criminoso passa a ter acesso a todas as suas senhas, credenciais do banco e até mensagens trocadas pelo WhatsApp.
FAKE NEWS
A disseminação de “Fake News”, também pode ser utilizada para golpes no WhatsApp. Nesses casos, o criminoso pode inserir vírus ou um link suspeito na mensagem, e instigar a vítima a clicar ou transmitir o “golpe” a outras pessoas.
LINKS MALICIOSOS
Aqui o criminoso envia um link para atrair a sua atenção, roubar seus dados pessoais e executar anúncios automáticos para lucrar com publicidade. Esse tipo de golpe ficou em evidência no ano passado, quando os criminosos usaram mensagens para divulgar informações sobre o Auxílio Emergencial e a distribuição de álcool em gel como “isca” para aplicar golpes no WhatsApp.
6 ESTRATÉGIAS PARA EVITAR GOLPES NO WHATSAPP
Agora que você já sabe quais são os golpes mais famosos do WhatsApp, confira 6 estratégias simples que ajudam a reforçar a segurança no uso do aplicativo:
1- ATIVE O DUPLO FATOR DE AUTENTICAÇÃO DO WHATSAPP
O duplo fator de autenticação é um recurso criado para que apenas o dono tenha acesso aoWhatsApp, mesmo que outro indivíduo saiba sua senha. Assim que ativar a funcionalidade, qualquer tentativa de uso do seu número em outro celular, irá requerer um PIN de seis dígitos.
2- EVITE CLICAR EM LINKS DESCONHECIDOS
Além de ativar o duplo fator de autenticação do WhatsApp, outra estratégia para não cair em golpes é evitar clicar em links desconhecidos. Sempre que um amigo ou familiar mandar uma mensagem e você ficar na dúvida, ligue e questione a pessoa sobre a origem do link.
3- NÃO FORNEÇA INFORMAÇÕES PESSOAIS PARA DESCONHECIDOS
Começou a conversar com uma pessoa e ela solicitou o seu CPF, endereço ou RG? Fuja! Não forneça qualquer tipo de informação pessoal para desconhecidos, mesmo se tratando de um vendedor ou um cliente. Você nunca sabe se o usuário do outro lado da tela é realmente quem diz ser.
Então, melhor não correr riscos e deixar para informar os seus dados pessoalmente (e se necessário).
4- NÃO DÊ ATENÇÃO A CORRENTES
Não dê atenção a correntes! Mensagens assim podem ser verdadeiras armadilhas e conter vírus, links maliciosos ou até mesmo se tratar de fake news.
5- NÃO BAIXE ARQUIVOS DESCONHECIDOS
Recebeu um arquivo por mensagem do WhatsApp, mas não sabe qual é a origem do documento nem quem é a pessoa que te enviou? Não baixe de forma alguma. Pois, a curiosidade geralmente faz as pessoas se arriscarem, e por conta disso muitas acabam comprometendo sua segurança.
6- NÃO COMPARTILHE O CÓDIGO DO WHATSAPP ENCAMINHADO POR SMS
Quando outra pessoa tentar registrar uma conta com o seu número de telefone, o WhatsApp encaminhará uma mensagem por SMS para o seu aparelho. Assim sendo, para evitar perder o número para criminosos, não compartilhe o código de confirmação com mais ninguém.
7- INSTALE UM ANTIVÍRUS
No caso da empresa, ter um antivírus instalado nos telefones corporativos também é uma estratégia para destruir ameaças e evitar golpes.
Como os colaboradores costumam interagir com clientes e fornecedores, é importante apostar nessas ferramentas para proteger os dados de terceiros, bem como reforçar a segurança da informação na companhia.
O que acharam destas dicas? fica a vontade para comentar.